
Sem o mínimo cuidado ou preocupação com o futuro da civilização, aqueles que aqui habitam degradam e destroem toda fauna e flora do globo. Como se já não bastassem as florestas, juntamente com seus animais, agora quem pede socorro imediato é o oceano e seus "moradores" que já não resistem mais a ação humana e a cada dia que passa vão sumindo do mapa. Parece brincadeira, mas vocês sabiam que a baleia-azul está ficando surda? E a orca está precisando gritar para produzir cantos mais longos e assim se fazer ouvir? Isso tudo por conta de navios de carga que produzem um barulho ensurdecedor causado pelo estouro das bolhas que seus propulsores criam na água. E não é só isso, com o excesso da pesca e esgotos demais jogados ao mar, estamos bagunçando os ecossistemas e esvaziando os oceanos perdendo vidas das mais variadas espécies. A maioria das pessoas não sabem a importância que as águas do mar e seus componentes tem para o planeta. As algas marinhas, por exemplo, são responsáveis pela sustentação de todos os animais herbívoros do mar, e estes sustentam os carnívoros e assim por diante, sem contar que são elas o pulmão do planeta.
Está mais do que na hora de todos nós abrirmos bem os olhos e ver que esta devastação tem que parar, não precisa fazer parte do Greenpeace basta ter conscientização e cada um fazer sua parte, pois, se isso não acontecer, não serão apenas as baleias a pedirem socorro, nós também.
Éder Cysneiros
3 comentários:
Bravo texto Éder!!! ^^
O que se vê muito é a palavra sustentabilidade na moda, todos fazem questão(empresas,mídia e etc)de "gritar" que estão fazendo "alguma coisa" pra mudar o planeta...
A palavra “sustentabilidade’’ está sendo usada para qualquer coisa. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica, marketing sustentável e assim por diante. No entanto, a verdade é que poucos indivíduos compreendem o que seja sustentabilidade. Alguns podem saber, mas não a empregam no seu dia-a-dia, e quando a fazem, avisam a mídia para que todos possam vê-los e homenageá-lo. É o que se chama de Greenwash. A poluição ambiental, a degradação do meio ambiente, o desmatamento, a exploração desmedida de recursos naturais, a ameaça de extinção de espécies, a escassez de água são problemas que nos afligem e têm se agravado nas últimas duas décadas. O ser humano sempre teve com a natureza uma relação de servidão. Dessa forma, nunca houve preocupação em preservar ou usar racionalmente os recursos de que necessitamos para que as gerações futuras também possam se beneficiar destes recursos naturais nas suas atividades cotidianas e econômicas. Portanto o importante mesmo seria a conscientização individual e que esta fosse transformada em característica cultural para começar a amenizar os estragos feitos em prol do “desenvolvimento” das últimas décadas, e daí sim pensar num futuro sustentável, onde poderá existir uma relação saudável e por que não justa entre pessoas e a natureza.
Por Manuella Costa ^^
Obrigado pelo comentário Manuella, excelente texto! Conto com vossa participação sempre.
eu já venho pedindo socorro faz é tempo! desde que essa derrota de efeito estufa está me afetando, eu venho pedindo socorro até em japonês!
Postar um comentário