
A primeira vez que escutei esta frase tinha aproximadamente uns oito anos. Foi em uma dessas conversas de pai para filho sabe, em que o mentor (pai) escolhe uma daquelas frases antigas que já havia escutado de um mentor mais antigo (avô) para dar um conselho ao filho, que está crescendo depressa (eu).
Na época não tinha dimensão do que ela dizia, também não é pra menos, tinha só 8 anos e o que menos me importava naquele momento era uma dúzia de palavras escrita por um velho ancião. Hoje entendo o que meu pai queria dizer quando me falava este provérbio chinês. O que ele esperava era que eu vivesse em harmonia com as pessoas e comigo mesmo, procurando sempre passar energia positiva para aqueles que estão ao meu redor e assim viver e morrer feliz. Tarefa nada fácil, já que este mundo está uma loucura e as pessoas estão cada vez piores, mas tentar não custa nada, não é verdade? Além do mais não conheço ninguém que seja feliz com uma coleção de desafetos. Acredito que existem várias "fórmulas" para se viver bem, mas nenhuma é mais eficaz que a simpatia. Afinal de contas, como se pode ter um dia harmonioso estando de "cara feia"? Sorrir é sempre o melhor passaporte para conquistar um coração e uma boa amizade. Portanto, SORRIA! Tire o amargor do peito, livre-se da solidão, corra da tristeza. Troque tudo isso por um sorriso, assim eu garanto que terás sempre alguém contente ao seu lado, vivendo assim mais e melhor.
Eu estou tentando, nem sempre com sucesso, mas tenho certeza que este é o caminho mais curto para a felicidade.
Éder Cysneiros
Um comentário:
"Sorria mais e leve a vida simplesmente". Que lindo amigo, mas esse é o seu lema : SORRIA. Imaginar vc sem sorrir, sem a doce magia de espalhar alegria é impossível! Adoro-te. Bjos
Postar um comentário